Conheça as linhas da N.S de Lourdes

Conheça as linhas da N.S de Lourdes
Venha conosco conhecer as linhas da empresa do subúrbio carioca, a empresa da Penha que faz ligação Penha x Tijuca em maioria de suas linhas. A empresa do consórcio verde, o Internorte ganhou seus primeiros ônibus refrigerados esse ano, com a meta de ar para até 2016. Segundo informações, a empresa de agora em diante será toda BI ROLETADA (duas roletas, sem cobrador) e carros micrões, mais precisamente OF 15-19.
Linha 312 – OLARIA – CANDELÁRIA
Linha 313 – PENHA – PRAÇA DA REPÚBLICA
Linha 621 – PENHA – SAENS PEÑA (VIA MANGUEIRA)
Linha 622 – PENHA – SAENS PEÑA (VIA GRAJAU)
Linha 623 – PENHA – SAENS PEÑA (VIA TUNEL NOEL ROSA)
Linha 625 – OLARIA – SAENS PEÑA
Linha 628 – PENHA – NOVA AMÉRICA
Linha 679 – GROTÃO – MÉIER
Linha 661 – MÉIER – MARIA DA GRAÇA (VIA NORTE SHOPPING – CIRCULAR)
Linha 662 – MÉIER – MARIA DA GRAÇA (VIA DEL CASTILHO – CIRCULAR)
Linha 673 – P. LUCAS – MÉIER 


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Novo carro para Pégaso!

Novo carro para Pégaso!
A empresa da Zona Oeste é mais uma a adquirir o NeoBus Mega Plus sob chassi Volkswagen! Esse carro foi flagrado vindo para o Rio, existem relatos de mais Megas para a empresa já aqui na cidade. Esperamos que a Pégaso cuide bem de sua mais nova aquisição, e quanto mais se cumpre a meta de ar, melhor para nós passageiros!!
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Mais carros com ar para Novacap!

Mais carros com ar para Novacap!
Uma das empresas que tem cumprido bem a licitação e a meta de ar em toda a frota junto com a Caprichosa é a Novacap. E a mesma adquiriu mais ônibus da Caio, o Apache Vip IV. Em seu Facebook, a empresa disse que cumpre a meta para seus passageiros e nao somente para as Olimpíadas!
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Barra na 737!

Barra na 737!
Como noticiamos essa semana, a Transportes Barra, do Grupo Redentor, assumiu a linha 737 Santíssimo - Marechal Hermes. É mais uma linha da Andorinha que vai para a Barra. A mesma ja assumiu a linha 731, nessa ultima greve da Andorinha e também a linha 803!
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Conservação de ônibus da Santa Maria

Conservação de ônibus da Santa Maria
A Santa Maria, empresa de Jacarépagua na Zona Oeste, opera linhas alimentadoras e circula no BRT Transoeste e Transcarioca. Nas últimas semanas várias fotos de seus veículos tem aparecido imundos, tanto por fora quanto por dentro. A empresa disse que, mudou de garagem recentemente e a mesma passa por obras e não tem água ainda. Veja as imagens

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BRTs terão estações 24 horas!

BRTs terão estações 24 horas!
A partir de hoje, 48 estações dos BRTs Transoeste e Transcarioca passam a funcionar 24 horas. A Secretaria municipal de Transportes regulamenta no Diário Oficial desta quinta-feira os horários em que todas as estações deverão operar, já a partir de hoje. Outras 31 estações ficarão abertas de 4h à 1h da madrugada; 18, de 5h à 1h; uma de 4h às 23h e mais uma de 5h às 23h.

Desde que o primeiro corredor foi inaugurado, há quase três anos, o funcionamento das estações nunca tinha sido normatizado e variava de acordo com a demanda.

As estações do Transoeste que atenderão 24 horas por dia são: Terminal Alvorada, Novo Leblon, Rio Mar, Salvador Allende, Gláucio Gil, Recreio Shopping, Guiomar de Novaes, Pontões/Barra Sul, Pontal, Ilha de Guaratiba, Cetex, Mato Alto, Magarça, Pingo D'Água, Curral Falso, Gastão Rangel, Terminal Santa Cruz, Rod. Campo Grande, Prefeito Alim Pedro, Cesarão II, Cesarão III, Cesarinho, Santa Eugênia, Vilar Carioca, São Jorge e Pina Rangel.

No Transcarioca, ficarão abertas permanentemente: Lourenço Jorge, Via Parque, Estação Rio II, Curicica, Praça do Bandolim, Vila Sapê - IV Centenário, Merck, Taquara, Tanque, Ipase, Praça Seca, Campinho, Madureira - Manaceia, Mercadão, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Praça do Carmo, Pastor José Santos, Penha 1 e 2, Olaria - Cacique de Ramos e também Santa Luzia.
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[RUMOR] Barra pode assumir 790, 746 e 737.

[RUMOR] Barra pode assumir 790, 746 e 737.

A Transportes Barra pode entrar mais ainda na Zona Oeste, no consórcio Santa Cruz, há rumores existentes que a empresa, do Grupo Redentor, pegará mais linhas da Andorinha Rio, que está em greve há quase 3 semanas. A greve é junto com a sua irmã Rio rotas e nós noticiamos aqui.
Os rumores são de funcionários e pessoas que são proximas da empresa, e as linhas são:
SV790 Cascadura x Campo Grande (via Vila Aliança)
737 (Marechal Hermes-  Santíssimo)
746 (Jabour - Cascadura)
Lembrando que, nessa greve da Andorinha, a Barra começou a circular na linha 731! Existe relatos de que o Grupo Redentor foi na garagem da Andorinha procurar funcionários.
Vamos acompanhar pra ver se esse rumor é verdade!

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Viação VG estreia novos ônibus!

Viação VG estreia novos ônibus!

Para quem não sabe ainda, os últimos carros que chegaram para a antiga CITY RIO vieram escritos VIAÇÃO VG (Viação Vigário Geral, bairro onde se encontra a sede da empresa). Esses ônibus chegaram no final de 2014 e só foram paras as ruas nesta segunda (16/03). A carroceria é Marcopolo modelo New Torino com ar condicionado e chassi Mercedes de motor dianteiro.
Foram vistos hoje, segunda feira, na linha 483 (Penha - General Osório)
Creditos da foto na própria.

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Prefeitura diz que acordo para melhorar ônibus não será cumprido!

Prefeitura diz que acordo para melhorar ônibus não será cumprido!

A Prefeitura do Rio disse à Justiça que não tem como cumprir alguns itens do acordo firmado para melhorar o serviço nos ônibus, como mostrou o RJTV nesta quarta-feira (11). O documento, assinado no ano passado, previa, entre outras medidas, a criação de um sistema para informar aos passageiros a hora de chegada dos ônibus aos pontos.

As dificuldades diárias dos usuários levaram o Ministério Público a propor melhorias no sistema, principalmente devido ao grande número de obras na cidade. O objetivo era melhorar a mobilidade e incentivar a troca do carro pelo transporte público.

No aditivo assinado pelo prefeito, o município se comprometeu a criar um cronograma com metas progressivas para que todos os ônibus tenham ar condicionado até 31 de dezembro de 2016 e a desenvolver e oferecer na internet no prazo de 60 dias da assinatura do documento, um sistema de informação aos usuários que desse, em tempo real, as informações sobre a localização e a taxa de ocupação dos veículos.

No começo de março, a prefeitura decidiu voltar atrás e informou que não teria como cumprir alguns itens do acordo.

Em resposta a um questionamento do MP a procuradoria do município escreveu que foi estabelecida  a quantidade mínima de ônibus que deve contar com o sistema de ar condicionado até o final de 2015. Mas não há um cronograma detalhado para 2016.

Sobre a implantação do sistema de localização e taxa de ocupação dos ônibus, a procuradoria informou que não existe tecnologia disponível, seja a que custo for e alegou que  tal sistema não existe nem mesmo em outros países.

Um levantamento feito pelo RJTV mostra que em cidades como Londres e São Paulo não há informação sobre a taxa de ocupação, mas os passageiros têm como saber exatamente quanto tempo falta para chegada do ônibus ao ponto.

A decisão da Justiça sobre a obrigação da prefeitura em cumprir o acordo deve sair em até uma semana.

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Prefeitura vai tirar de circulação 35% dos ônibus que passam pela Zona Sul da cidade

Prefeitura vai tirar de circulação 35% dos ônibus que passam pela Zona Sul da cidade

 Uma ampla reformulação no sistema de ônibus do Rio promete resolver o problema de sobreposição de linhas na Zona Sul e mudar a rotina de centenas de coletivos rodando vazios mesmo em horário de rush. A partir de julho, a prefeitura do Rio vai diminuir em 35% o número de ônibus circulando pela região, caindo dos atuais 2.000 para 1.300 — os 700 ônibus sairão definitivamente de circulação. O projeto é ousado: inclui a eliminação de 78 linhas (ou 63% do total) e o encurtamento do trajeto de outras 24. Serão criados 29 trajetos e mantidos 21. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, as mudanças implicarão ganho de tempo das viagens. O raciocínio é simples: com menos linhas fazendo os mesmos trajetos, haverá menos ônibus disputando passageiros nos pontos, permitindo que o trânsito flua melhor.

A nova configuração dos ônibus municipais na Zona Sul — não estão previstas alterações na frota intermunicipal — vai ao encontro de estudos que apontam uma total desorganização do sistema atual. Conforme mostrou reportagem do GLOBO-Zona Sul, em outubro, 80 linhas municipais que circulam hoje entre Zona Sul e Centro costumam rodar com apenas 15% de sua capacidade fora dos horários de pico; e com aproximadamente 50% em horas de rush. Foi o que apontou estudo apresentado na Semana de Iniciação Científica da PUC-Rio.
NOVOS ITINERÁRIOS

O novo modelo terá como base oito principais linhas que passarão por dois corredores principais: Leblon, Ipanema, Copacabana, Centro, via Aterro do Flamengo, e São Conrado, Gávea, Botafogo, Centro, via Praia do Flamengo. Sete linhas integradoras ficarão responsáveis por ligar bairros da Zona Sul ao Maracanã e à Rodoviária via Lagoa e túneis Rebouças e Santa Bárbara. Também está prevista a criação de uma linha circular dentro da Zona Sul para evitar o transbordo de passageiros, caso nãos precisem passar por esses corredores troncais. Essa linha circular atenderá aos bairros de Cosme Velho e Urca. Algumas regiões contarão com linhas alimentadoras, como Rocinha, Vidigal, Horto e Leme.

As linhas que saem da Barra da Tijuca com destino ao Centro, cortando a Zona Sul, terão itinerários mais enxutos: passam a fazer somente o trajeto Barra-Zona Sul. A prefeitura argumenta que a maioria dos passageiros que fazem esses trajetos não usa o ônibus do ponto inicial ao final. Integração e dinamismo são os principais objetivos das mudanças, afirma o subsecretário de Planejamento de Transportes, Alexandre Sansão:

— Existe hoje um excesso de oferta de ônibus na Zona Sul, com linhas superpostas e ocupação média baixa. Muitos ônibus andam vazios em diversos horários. O sistema é a herança de um modelo inicial desenvolvido sem planejamento, com a lógica de que cada linha pertencia a uma empresa. Nós já temos um contrato de concessão. As linhas da Zona Sul são operadas por um consórcio, e, portanto, não é mais necessário seguir essa lógica — diz.

Sansão acrescenta que será possível otimizar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.

— Será possível gastar menos com combustível, com horas de motoristas e cobradores, menos ônibus em operação e, com isso tudo, será possível investir na melhoria de qualidade como consequência dessas medidas — pondera.

Na avaliação do engenheiro de gerenciamento de mobilidade Ronaldo Balassiano, professor da Coppe/UFRJ, as medidas são importantes para dar mais fluidez ao trânsito em tempos em que cariocas perdem minutos preciosos em congestionamentos. Ele argumenta, no entanto, que a comunicação das alterações com antecedência é bastante importante para evitar transtornos.

— Racionalizar as linhas da Zona Sul vai contribuir para a fluidez do tráfego nessa área, além de gerar menos emissão de carbono. Não vejo nenhum problema (na otimização), desde que a nova dinâmica continue atendendo à demanda. Se houver boa comunicação com os usuários, é sim uma medida bastante válida. É importante que a população entenda o que está acontecendo.

META É AMPLIAR AR-CONDICIONADO

A maior parte dos ônibus que deixarão de rodar na região, garante a prefeitura, será de veículos sem ar-condicionado. Com isso, haverá percentualmente mais coletivos climatizados rodando pela Zona Sul. A Secretaria municipal de Transportes, no entanto, ainda não fechou todo o planejamento. Por isso, disse não conseguir precisar quais serão os percentuais de coletivos refrigerados após as mudanças.

A climatização de toda a frota da cidade foi prevista em decreto municipal de 30 de janeiro de 2014. Entretanto, em novo decreto publicado no dia 2 de janeiro passado, a prefeitura deu um refresco à exigência de as empresas dotarem 100% da frota municipal com ar-condicionado até 2016. Ao aumentar o valor da tarifa de R$ 3 para R$ 3,40, o governo não deixou explícita a obrigatoriedade, causando polêmica. Passou a valer “50% das viagens climatizadas”.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou ao GLOBO, em janeiro, que o número real de coletivos regulares, com a tarifa de R$ 3,40, que circulam com ar-condicionado na cidade é de 1.760 (de um total de 8.266), o correspondente a 20,6% da frota. O número é menor do que os 28% que vinham sendo divulgados anteriormente pelo Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas. No cálculo do sindicato, vinham sendo incluídos veículos especiais, os chamados frescões.

MUDANÇAS INDICAM REAÇÃO A INSATISFAÇÕES

Especialista em mobilidade urbana e professor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC, o português Hugo Repolho foi o orientador do estudo acadêmico da estudante de Engenharia de Produção Marina Waetge, que mostrou o tamanho da insustentabilidade das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio. O levantamento apontou que os coletivos circulam na região com 50% da capacidade em horário de rush.

— O trabalho mostra que, ao contrário de outras regiões da cidade, há um excesso de oferta de ônibus na Zona Sul. As novas medidas parecem interessantes. Resta saber como serão feitos os cortes nas linhas. Isso requer um estudo aprofundado — adverte.

Hugo acredita que o anúncio das mudanças é uma resposta do poder público à crescente onda de insatisfação com os serviços prestados, que culminou nas passeatas de julho de 2013.

— Os sistemas de ônibus do Rio melhoraram um pouco com a instalação dos BRTs. Essa remodelagem na Zona Sul é mais um indicativo de resposta do poder público às insatisfações. Em qualquer cidade da Europa e dos Estados Unidos, a otimização das linhas é um conceito aplicado há muito tempo. Aqui, ainda falta muito. As empresas se juntaram e criaram consórcios, mas, na práticas, essas empresas operam com se fossem isoladas. Concorrem entre elas. Isso tem consequência negativa na qualidade dos serviço.

O engenheiro observa que as otimizações dos sistemas abrem espaço para questionamentos do valor da tarifa:

— Sem a redução dos custos operacionais (com a sobreposição de linhas), cada pessoa acaba pagando por duas. Se você tem uma melhor ocupação, o custo fica mais baixo. Isso, é claro, no plano teórico. Mas temos outras circunstâncias envolvidas no preço final da tarifa.

Fonte: O GLOBO

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Cemiterio Andorinha e Rio Rotas + Greve

Cemiterio Andorinha e Rio Rotas + Greve

Rodoviários das empresas Andorinha e Rio Rotas, que operam linhas que ligam a Zona Oeste ao Centro e à Zona Norte do Rio, continuam a greve que foi iniciada no primeiro minuto da última terça-feira (3). Além do atraso no pagamento de salários e benefícios, os funcionários também protestam contra as precárias condições de trabalho e denunciam o reaproveitamento de peças e até pneus velhos e desgastados em ônibus em circulação.

O motorista Gilson Pereira dirige para a Viação Andorinha desde 2007. Ele afirma que ordens de serviço para reparo são rasgadas e os veículos chegam a sair da garagem sem peças novas.

"Se os passageiros soubessem, nem entrariam nos ônibus. As condições são precárias. Não existe peça de reposição. A manutenção tem que ficar na sucata para colocar peça velha. Muitas vezes, a nota [ordem de serviço para reparo do coletivo] é rasgada porque não tem peça e o carro sai assim mesmo", revelou.

A reportagem da Rádio Globo teve acesso a imagens do local chamado de "muro da sucata". É um espaço onde dezenas de ônibus, com média de cinco anos de uso, são desmontados aos poucos para que outros veículos sejam consertados. A maioria deles está apoiada em cavaletes, pois até os pneus são reutilizados em outros coletivos da empresa. Por falta de peças de reposição, os veículos já fora de uso e desmontados ficam, então, em um local que parece um "cemitério de ônibus".

"O carro encosta com algum defeito. Sem peça, o ônibus fica parado e vão tirando uma peça para repor outro várias vezes. Com isso, o carro já está no esqueleto, sem condições de trabalho", explicou o motorista Gilson.

Cerca de 160 coletivos estão parados sem condição de uso nas garagens das empresas. Enquanto isso, 75 ônibus estão disponíveis para atender as 27 linhas operadas pelas duas viações, o que dá uma média de 3 ônibus em operação para cada linha. Entre as linhas operadas pelas companhias estão 790 (Cascadura x Campo Grande), 926 (Senador Camará x Penha) e 689 (Méier x Campo Grande). As empresas pertencem ao empresário Álvaro Rodrigues Lopes. Além da Andorinha e Rio Rotas, ele também é um dos sócios na Translitorânea Turística e da Viação Algarve.

Aproximadamente 400 funcionários, entre motoristas, cobradores, mecânicos, eletricistas e serventes, estão há dois sem receber salários. Já o auxílio-alimentação não é pago desde outubro. Os funcionários afirmam que a greve segue por tempo indeterminado e que não há possibilidade de retorno ao trabalho sem a regularização dos pagamentos e melhorias nas condições de trabalho.

Devido à paralisação, o Consórcio Santa Cruz disponibilizou ônibus de outras empresas para atender os passageiros das linhas operadas pela Andorinha e Rio Rotas. As empresas foram procuradas, mas não quiseram se pronunciar.

Em entrevista na manhã desta quinta-feira, o secretário de Transportes Rafael Picciani se posicionou sobre as empresas de Álvaro Rodrigues Lopes. Segundo o secretário, não cabe ao poder público interferir nos problemas trabalhistas da empresa de ônibus. No entanto, a partir da constatação da greve e o mau funcionamento dos veículos, a empresa tem cinco dias para prestar esclarecimentos ao Rio Ônibus e à Prefeitura. Picciani também esclareceu que de acordo com o modelo de consórcio, as outras empresas participantes devem abosorver a prestação do serviço da empresa que está falindo e cobrir a necessidade da população.

358 e 391 estão paradas, assim como 684, 689, 737, 738, 746, 784, 811, 812, 847 e 926. A Campo Grande também está operando as linhas SV790 e 790 junto com a Pégaso.
°745 e 731 estão com a Bangu e Barra, respectivamente.

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Linhas - Três Amigos

Linhas - Três Amigos
A Auto Viação Três Amigos é uma empresa do bairro de Bento Ribeiro, zona norte e que opera no Consórcio Internorte, Consórcio Transcarioca e Consórcio BRT.
Linha Vista Empresa
265 MARECHAL HERMES X CASTELO (CIRCULAR) Pool: Caprichosa, Estrela, Novacap, Pavunense e Três Amigos
609 MEIER X SAO FRANCISCO XAVIER Três Amigos
638 MARECHAL HERMES X SAENS PENA (CIRCULAR) Três Amigos
676A MADUREIRA X MEIER (VIA CASCADURA) CIRCULAR Três Amigos
685 IRAJA X MEIER Três Amigos
709 CASCADURA X AMARELINHO (CIRCULAR) Três Amigos
712 CASCADURA X IRAJA (CIRCULAR) Três Amigos
721A* LARGO DA PENHA X VILA CRUZEIRO Três Amigos
781 CASCADURA X MARECHAL HERMES (VIA PRACA SECA)CIRC Três Amigos
782 CASCADURA X MARECHAL HERMES(V. ROCHA MIRANDA)CIRC. Três Amigos
783 MARECHAL HERMES X PRACA SECA(CIRCULAR) Três Amigos
956 PENHA X INVERNADA (VIA PENHA) CIRCULAR Três Amigos
SV685 SV - IRAJA X MEIER (VIA EMBAU) Três Amigos


  • A Três Amigos possui ônibus articulados que operam no BRT Transcarioca, geralmente nas linhas Fundão - Alvorada (expresso) e Fundão - Madureira (parador).
  • *A linha 721 Cascadura - Penha ainda roda mesmo com a alimentadora 721A.
  • Assumiu a linha 685 da Viação Rubanil em 2014.
  • Possui poucos carros refrigerados.

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