Fase 2 de alterações na Zona Sul

Publicado no D.O. do Rio de 28/12/15
ATOS DO SECRETÁRIO
RESOLUÇÃO SMTR No 2.624 RIO DE JANEIRO, 23 DE DEZEMBRO DE 2015
Dispõe sobre o Planejamento Operacional para dar continuidade a Implantação da Racionalização das Linhas de Ônibus na área da Zona Sul da Cidade O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais, e: CONSIDERANDO a necessidade de otimizar o tempo de deslocamento dos ônibus e a consequente redução dos tempos de viagem na área da Zona Sul da cidade; CONSIDERANDO a necessidade de evitar a sobreposição de linhas com mesmo itinerário, a capacidade de ocupação ociosa identificada nos veículos, e a consequente melhoria no desempenho das linhas de ônibus que operam na área da Zona Sul da cidade; CONSIDERANDO a necessidade de dar continuidade a implantação da Racionalização das Linhas de Ônibus na área da Zona Sul da Cidade, em sua Fase 2

RESOLVE: Art. 1º - Estabelecer o planejamento operacional para a racionalização das linhas de ônibus na área acima mencionada com a criação de Linhas Integradas, Linhas Troncais, extinção, encurtamento/alteração ou criação de Linhas Regulares bem como as suas fases, conforme abaixo relacionado:
FASE 2.1
Criação da Linha Troncal 5 – Alto Gávea x Central (via Praia de Botafogo/Praia do Flamengo/ Primeiro de Março)
Criação da Linha Troncal 9 – São Conrado x Central (via Jardim Botânico/Túnel Santa Bárbara)
Criação da Linha Troncal 10 – Pça General Osório x Pça Cruz Vermelha (via Lagoa/Botafogo/Lapa)
Extinção das seguintes linhas:
143 – Central x Gávea (via Parque do Flamengo/Jóquei)
161 – Lapa x Leblon (via Jóquei- circular)
162 – Lapa x Leblon (via Copacabana - circular)
170 – Rodoviária x Gávea (circular)
172 – Central x São Conrado (via Jóquei/Túnel Santa Bárbara)
173 – Rodoviária x Leblon (via Túnel Santa Bárbara – circular)
178 – São Conrado x Rodoviária (via Central)
Encurtamento/Alteração das seguintes linhas (anteriormente previstas para Fase 1)
474 – Jacaré x Jardim de Alah para jacaré x Copacabana (via Túnel Santa Bárbara)
484 – Olaria x Copacabana via Aterro – circular) para Olaria x Candelária (circular)
413 - Muda x Jardim de Alah (via Aterro) para Muda x Castelo (circular)
475 – Méier x Prado Junior (circular) para Méier x Castelo (circular)
Criação da seguinte linha: 112 – Alto Gávea x Rodoviária (via Túnel Rebouças)
FASE 2.2
Criação da Linha Integrada 3 –Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas)
Extinção das seguintes linhas:
317 – Central x Alvorada (via Túnel Santa Bárbara – circular)
548 – Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas/ Jóquei – circular)
957 – Maré x Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba)
Encurtamento da seguinte linha:
309 – Central x Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba) para Castelo x Alvorada (via Botafogo/Av. Lucio Costa)
FASE 2.3
Criação da Linha Troncal 7 – Central x Cosme Velho (via Túnel Santa Bárbara)
Criação da Linha Troncal 8 – Cosme Velho x Carioca (via Av. Chile/ Assembléia/ Tiradentes/ Riachuelo)
Extinção das seguintes linhas:
180 – Cosme Velho x Central (via Largo do Machado)
183 – Laranjeiras x Central (via Túnel Santa Bárbara)
184 – Laranjeiras x Central 405 – Ramos x Cosme Velho
Alteração na seguinte linha: 157 – Gávea x Central – via Lagoa / Leblon para 510 –Gávea/PUC x Metrô Botafogo (via Fonte da Saudade –circular)
FASE 2.4
Alterações nas seguintes linhas:
409 – Saens Pena x Jardim Botânico (Horto) para Saens Pena x Gávea (via Túnel Santa Bárbara) 410 – Saens Pena x Gávea para Saens Pena x Praia de Botafogo (circular)
438 – Vila Isabel x Leblon (via Jóquei – circular) para Vila Isabel x Candelária (circular)
509 – Horto x Jardim de Alah (circular) para Horto x General Osório (via Gávea –circular)
Criação da seguinte linha:
508 – Horto x Metrô Botafogo (via Jardim Botânico)
FASE 2.5
Alterações das seguintes linhas:
422 – Grajaú x Cosme Velho para Grajaú x Pça Tiradentes (circular)
497 – Penha x Cosme Velho para Penha x Pça Tiradentes (circular)
498 –Circular da Penha x Cosme Velho para Circular da Penha x Pça Tiradentes (circular)
Art. 2º - Estabelecer os prazos de implantação para a FASE 2 no período de janeiro a março de 2016, conforme distribuição:
FASE 2.1 Previsão de início de operação da Linha Troncal 5 – Alto Gávea x Central (via Praia de Botafogo/Praia do Flamengo/ Primeiro de Março) – dia 09 de janeiro de 2016 Previsão de início de operação da Linha Troncal 9 – São Conrado X Central (via Jardim Botânico/Túnel Santa Bárbara) – dia 09 de janeiro de 2016 Previsão de início de operação da Linha Troncal 10 – Pça General Osório x Pça Cruz Vermelha (via Lagoa/Botafogo/Lapa) – dia 09 de janeiro de 2016 Início do processo de extinção, alteração e criação das linhas – dia 09 de janeiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.
FASE 2.2 Início de operação da Linha Integrada 3 – Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas) – dia 23 de janeiro de 2016 Início do processo de extinção e encurtamento das linhas – dia 23 de janeiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.
FASE 2.3 Criação da Linha Troncal 7 – Central x Cosme Velho (via Túnel Santa Bárbara) - dia 20 de fevereiro de 2016 Criação da Linha Troncal 8 – Cosme Velho x Carioca (via Av. Chile/ Assembléia/ Tiradentes/ Riachuelo) – dia 20 de fevereiro de 2016 Início do processo de extinção e alteração das linhas – dia 20 de fevereiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.
FASE 2.4 Início do processo de alteração e criação das linhas – dia 27 de fevereiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.
FASE 2.5 Início do processo de alterações das linhas – dia 05 de março de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2. Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Related Posts
Previous
« Prev Post